quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Mundo conhece Logo da JMJ 2013

Após um grande período de expectativa, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ganhou um “rosto”. Na noite desta terça-feira (7), foi lançado o logo do evento, que será realizado entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro. Do município anfitrião, a imagem traz grandes símbolos como o litoral, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.
Aliás, o grande cartão postal da cidade carioca foi utilizado para chamar a atenção do mundo à apresentação do logo. Na véspera do evento, luzes refletiram na estátua as cores das flâmulas de 150 países que devem mandar representantes ao Brasil no próximo ano. Por fim, de verde e amarelo, o Cristo se preparou para o anúncio.
A imagem foi escolhida através de um concurso em que Gustavo Huguenin se sagrou o vencedor. O participante da Renovação Carismática Católica (RCC) e design se inspirou no Evangelho lema da jornada - ”Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19) – para confeccionar sua obra, que traz o Pão de Açúcar, o litoral, a cruz missionária e o Cristo Redentor formando o coração de um discípulo.
Ao site oficial da JMJ do Rio, Huguenin disse que foi escolhido com a graça de Deus. “Nessa passagem vemos que Jesus foi se encontrar com os discípulos numa montanha. Então, já de início, não saía da minha cabeça a ideia do Cristo Redentor – Jesus que está numa montanha. Além de ser o símbolo universal do Rio de Janeiro, tem tudo haver com o tema. Primeiro, no processo de criação, coloco o conceito que deve ser transmitido. Deveria ter a figura de Jesus, a figura do discípulo e talvez alguma referência às nações. Essas três palavras, se pudessem ser transmitidas graficamente, seriam essenciais. O Cristo consegui passar através do cristo redentor, o discípulo está representado através do coração, pois o discípulo é aquele que carrega Jesus no coração, e as nações representadas através das formas que lembram o Rio de Janeiro, que naquele momento será o coração do mundo para os jovens,  acolhendo-os  na referência da montanha e do mar”, comentou.
O lançamento foi realizado no auditório do edifício João Paulo II, na Glória, sede do comitê organizador do evento, e contou com a presença de mais de 100 bispos e diversas autoridades. O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, destacou a importância do evento e lembrou que ele deve influenciar diversas gerações. Já o prefeito da “Cidade Maravilhosa”, Eduardo Paes, lembrou que a jornada será uma celebração da fé e dos valores cristãos.
Após o lançamento do logo, fica a espera pelo hino, que também será escolhido em uma disputa. As inscrições foram prorrogadas até o dia 3 de março e o resultado deve ser divulgado no dia 1 de abril. Com lema, logo e hino definidos, a JMJ do Rio de Janeiro começa a tomar forma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário